Pellets

Os pellets são uma fonte de energia renovável pertencente à classe da Biomassa.

São produzidos a partir de matéria proveniente da limpeza das florestas e dos desperdícios da indústria de madeira. Essa matéria é recolhida, triturada e seca, depois é comprimida para obter a forma final. Um composto 100% natural, sob a forma de granulados de madeira cilíndricos, com um elevado poder calorífico devido a um baixo índice de humidade. Além disso, a geometria regular e o pequeno tamanho dos pellets, possibilitam uma alimentação contínua e extremamente calibrada dos sistemas de combustão a pellets.

Vantagens dos Pellets

As vantagens da utilização dos pellets como combustível, são as seguintes:

  • Tal como a lenha, os pellets são considerados uma Energia Renovável, uma vez que as florestas se regeneram. Além disso, não é necessário proceder ao abate de árvores para a sua produção, visto que a limpeza das florestas e os desperdícios da indústria de madeira fornecem toda a matéria-prima necessária, contribuindo também para uma redução do risco de incêndio, uma vez que a matéria que fica ao abandono serve apenas para atear e propagar fogos florestais. Sendo que as florestas ocupam mais de um terço do território nacional, constituindo um enorme recurso em termos energéticos que deve ser explorado e protegido. 

  • Redução da dependência energética em relação aos combustíveis fósseis.

  • Por ser uma fonte renovável de produção nacional a estabilidade dos preços é garantida, ao contrário do que acontece com os combustíveis fósseis que vêem os seus preços aumentar constantemente devido a acontecimentos mundiais (conflitos, guerras, etc.).

  • É um combustível menos poluente que os combustíveis fósseis, liberta muito menos monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2).  Os pellets são um combustível neutro em termos ambientais, uma vez que a quantidade de CO e CO2 que libertam ao ser queimadas é a mesma que a árvore absorveu durante o seu crescimento.

  • Devido ao tratamento na sua transformação, a humidade dos pellets é extremamente reduzida, o que permite que a combustão seja muito mais eficiente e liberte muito menos fumo que a lenha normal. Além disso, o seu tamanho reduzido permite dosear unidade a unidade a quantidade que vai ser queimada para a produção de energia.

  • Apresenta uma disponibilidade permanente, isto é, está disponível quando dela necessitamos. Por exemplo, a energia solar atinge o seu pico no Verão, quando não temos tanta necessidade de aquecimento.

  • O armazenamento é mais seguro, porque não possuem os riscos associados aos combustíveis fósseis: não há fugas, nem perigo de explosão. Para além de big-bags de 700 e 1000 kg, existe a possibilidade de serem fornecidos em sacos de 15 kg, o que facilita o transporte e o armazenamento.